Jornadas do Porco Bísaro

ESA-IPVC – Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Viana do Castelo

APEZ – Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica

29 de abril de 2016

ESA-IPVC, Ponte de Lima – Portugal

As Jornadas do Porco Bísaro, realizadas na Escola Superior Agrária do IPVC [ESA-IPVC], a 29 de abril de 2016, foram uma iniciativa da ESA-IPVC e da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica [APEZ], com a colaboração da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara [ANCSUB].

As Jornadas realizaram-se no âmbito do projeto europeu Treasure, intitulado “Diversity of Local Pig Breeds and Production Systems for High Quality Traditional Products and Sustainable Pork Chains”, no qual participam a ESA-IPVC e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão [ESTG-IPVC]. Este projeto conta com a participação de 25 instituições europeias de 9 países englobando 20 raças de suínos.

O programa das jornadas constou:

- Sessão de abertura com dirigentes do IPVC, CM Ponte de Lima, ANCSUB e APEZ;

- Sessão de comunicações com a Raça Bísara: Situação atual (Pedro Fernandes – ANCSUB); Maneio alimentar da porca Bísara (Carlos Cortes – Vetobiótica); Investigação e experimentação na raça Bísara (João Santos Silva – DRAPN); Projeto Treasure: Ensaios de crescimento na ESA-IPVC (José Pedro Araújo/Joaquim Lima Cerqueira/ José Durão – ESA-IPVC).

- Sessão de visitas às instalações e animais.

Estiveram presentes 22 alunos, 33 sócios APEZ/ANCSUB e 17 participantes não sócios.

A organização congratula-se pelo sucesso destas Jornadas que serviram para fomentar a discussão em torno de uma produção algo negligenciada em Portugal.