Saiba mais no Site Oficial do Evento

 

Nos passados dias 27 e 28 de Outubro realizou-se na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) o PetFeeding 2017 - I Congresso Internacional de Nutrição e Alimentação de Animais de Companhia. Este Congresso, iniciativa nossa, Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), em colaboração com a UTAD, visou uma aposta forte na qualidade da comunicação sobre o tema em Portugal. Tiveram oportunidade de assistir a este evento, aproximadamente, 150 participantes, dos quais 50 eram estudantes e, os restantes, profissionais de todas as vertentes desta área. Estiveram presentes 3 e 10 oradores nacionais e internacionais, respectivamente. A importância económica e social que os animais de companhia assumem actualmente e, a carga emocional associada a tudo o que lhes diz respeito e, em particular à sua nutrição e alimentação, impõem uma necessidade e urgência na comunicação baseada em conhecimento científico. É convicção da APEZ de que Portugal se encontra, neste momento, num ponto de viragem no que à alimentação dos animais de companhia diz respeito e, porque a ignorância é um caminho fértil para a criação de mitos, resolvemos tomar um papel activo na ligação entre a academia e os diversos interlocutores, para que as tomadas de decisão práticas sejam suportadas por informação baseada na evidência científica.

Iniciamos o nosso Congresso com a presença do Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, o representante da Presidente da ECAV Jorge Azevedo, o Presidente da APEZ, Divanildo Outor Monteiro, e a Presidente da Comissão Científica, Ana Luísa Lourenço. O programa do congresso contou com oito sessões que contaram com o apoio de grandes empresas, de enorme relevância para o sector: Arion, Dechra - Veterinary Pharmaceutical Products, Hill’s Pet Nutrition, Novavet, Pet's Best Nutrition, Purina Pro Plan, Royal Canin e Virbac.

A expectativa que antecedeu o Congresso era elevada, mas o espírito e as opiniões emitidas pelos congressistas e palestrantes no final deste evento permitem-nos, sem falsas modéstias, afirmar que as expectativas foram largamente ultrapassadas e que se tratou, de facto, de um passo que se augura marcante no futuro do sector em Portugal.

Resta à organização congratular-se pelo enorme sucesso deste I PetFeeding e reunir esforços no sentido de preparar ainda melhor eventos futuros que servirão para fomentar a discussão em torno de uma área de grande relevância económica e social em Portugal. Agradece ainda a todos os apoiantes, patrocinadores, congressistas e palestrantes pelo interesse, participação e espírito de partilha.

Contamos com a vossa presença na 2ª edição do Congresso, o Petfeeding 2019 – II Congresso Internacional de Nutrição e Alimentação de Animais de Companhia.

 

 Notas:

1. Ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito AQUI!

2. Será notificado via e-mail quando o Livro de Resumos do I PetFeeding ficar disponível, para todos os congressistas, na nossa página (www.apez.pt).

3. Veja algumas fotografias do evento AQUI!