• Almoço de Natal
  • I SIPUI
  • SiteZootec
  • LojaAPEZ
  • Área de Sócio
  • RPZ

    Vinte e três anos após o primeiro número , 2017 marcará o regresso  e uma nova fase da  RPZ (Revista Portuguesa de Zootecnia).

    Novidade em breve! Fique atento!

rpzdivulgacao

«A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) nasceu da vontade dos diplomados em Engenharia Zootécnica se organizarem na divulgação e afirmação da sua profissão, no cumprimento dos seus deveres e na defesa dos seus interesses e direitos. De início, e com a realização do seu I Encontro Nacional na Universidade de Évora, em 1988, verificou-se o enorme interesse da classe por estudar e aprofundar os assuntos relacionados com a Zootecnia: Anatomia e Fisiologia, Etologia, Melhoramento Genético, Nutrição e Alimentação, Reprodução, Economia e Planeamento, Extensão Rural, Sistemas de Produção, Bovinicultura, Ovinicultura e Caprinicultura, Suinicultura, Avicultura, Cunicultura, Equinicultura, Piscicultura, Instalações e Equipamentos Zootécnicos e Transformação Tecnológica de Produtos de Origem Animal, entre outras. O êxito desse encontro conduziu à realização dos I, II e III Congressos de Zootecnia, realizados respectivamente: na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Novembro de 1989, na Universidade dos Açores em Novembro de 1990 e na Universidade de Évora em Abril de 1991. A quantidade e qualidade de trabalhos apresentados, provou que a APEZ era uma organização necessária e uma peça fundamental da Zootecnia Nacional.

Correspondendo aos anseios da APEZ, perfeitamente expressos nos seus estatutos, decidiu a Direção Nacional, promover a publicação da “Revista Portuguesa de Zootecnia, fazendo coincidir o seu primeiro número com a realização do IV Congresso de Zootecnia na UTAD. Pretende-se assim, que este seja o espaço ideal de divulgação de artigos de carácter científico e experimental que sejam realizados no âmbito da Zootecnia, servindo a promoção e defesa das diversas ideias que constituem essa importante ciência.»

Alfredo Jorge Costa Teixeira

Vinte e três anos após o primeiro número , 2017 marcará o regresso  e uma nova fase da  RPZ (Revista Portuguesa de Zootecnia).

Novidade em breve! Fique atento!