rpzdivulgacao

«A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) nasceu da vontade dos diplomados em Engenharia Zootécnica se organizarem na divulgação e afirmação da sua profissão, no cumprimento dos seus deveres e na defesa dos seus interesses e direitos. De início, e com a realização do seu I Encontro Nacional na Universidade de Évora, em 1988, verificou-se o enorme interesse da classe por estudar e aprofundar os assuntos relacionados com a Zootecnia: Anatomia e Fisiologia, Etologia, Melhoramento Genético, Nutrição e Alimentação, Reprodução, Economia e Planeamento, Extensão Rural, Sistemas de Produção, Bovinicultura, Ovinicultura e Caprinicultura, Suinicultura, Avicultura, Cunicultura, Equinicultura, Piscicultura, Instalações e Equipamentos Zootécnicos e Transformação Tecnológica de Produtos de Origem Animal, entre outras. O êxito desse encontro conduziu à realização dos I, II e III Congressos de Zootecnia, realizados respectivamente: na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Novembro de 1989, na Universidade dos Açores em Novembro de 1990 e na Universidade de Évora em Abril de 1991. A quantidade e qualidade de trabalhos apresentados, provou que a APEZ era uma organização necessária e uma peça fundamental da Zootecnia Nacional.

Correspondendo aos anseios da APEZ, perfeitamente expressos nos seus estatutos, decidiu a Direção Nacional, promover a publicação da “Revista Portuguesa de Zootecnia, fazendo coincidir o seu primeiro número com a realização do IV Congresso de Zootecnia na UTAD. Pretende-se assim, que este seja o espaço ideal de divulgação de artigos de carácter científico e experimental que sejam realizados no âmbito da Zootecnia, servindo a promoção e defesa das diversas ideias que constituem essa importante ciência.»

Alfredo Jorge Costa Teixeira

Vinte e três anos após o primeiro número , 2017 marcará o regresso  e uma nova fase da  RPZ (Revista Portuguesa de Zootecnia).

Novidade em breve! Fique atento!