Dia do Zootécnico e da Zootecnia 
7 de Abril

 

Hoje comemora-se o dia do Engenheiro Zootécnico em Portugal. Há 41 anos era criado o primeiro curso de Zootecnia em território Português. 41 anos volvidos, o Engenheiro Zootécnico posiciona-se como peça chave na estrutura que produz alimentos de origem animal para a população humana. A sua actividade desenvolve-se a três níveis: 
a) a montante das unidades de produção, nomeadamente no planeamento e projecto, e nas empresas fornecedoras de factores de produção;

b) nas empresas de produção animal e

c) a jusante, ao nível das empresas de transformação agro-industrial e de comércio e das associações de produtores.

O enorme desenvolvimento da produção animal em Portugal registado nos últimos anos em muito se deveu ao papel dos Engenheiros Zootécnicos. Vejam-se como exemplos os sectores da produção de leite, da produção de carne de porco e de aves e da produção de ovos, onde a eficiência de produção aumentou, permitindo o fornecimento ao consumidor de produtos de elevada qualidade a baixo preço.

Não devemos esquecer o papel relevante que têm na defesa e manutenção do património genético do país constituído pelas nossas raças autóctones, na adequação do sector a novos patamares de exigência na segurança alimentar, na protecção do ambiente e na aplicação de regras mais adequadas de protecção dos animais.

Temos hoje actuações mais vastas que a produção de alimentos, produzimos animais para desporto, lazer, serviços ecosistémicos, promovemos e protegemos património cultural...

Consideramos haver um conjunto enorme de constrangimentos ao funcionamento do sector e também um manancial de oportunidades, neste tempo de zootecnia de precisão, sustentabilidade da produção, economia circular, urge aumentar a nossa autosuficiência alimentar.

Hoje, mais do que nunca, o papel do Zootécnico é essencial. É necessário produzir mais e, ainda melhor. Temos que informar o consumidor, urge promover a informação baseada em ciência e tecnologia, desmistificar mitos urbanos instalados, aproximar o urbano ao rural, à produção primária. Pois que seria do país sem produção de alimentos? A imagem de prateleiras de hipermercados vazias, de leite, de carne, de iogurtes, manteiga, será assustadora... Urge pensar a Zootecnia e a sua promoção/divulgação.

Viva a Engenharia Zootécnica! Viva o Zootécnico! Alimentar o mundo é uma honra, uma responsabilidade e um privilégio!

Ana Sofia Santos