Porto Recebeu 73º Congresso da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP2022)

Centro de Congressos da Alfândega do Porto

5 a 9 de setembro de 2022

 

 

A Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) em colaboração com o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) realizou, na passada semana, o 73º Congresso da Federação Europeia de Ciência Animal (EAAP2022), evento que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, entre os dias 5 e 9 de setembro de 2022.

O congresso anual da EAAP representa o fórum mais importante para a discussão e troca de informações sobre a Ciência Animal, sendo um dos mais influentes do mundo. Portugal teve a seu cargo a organização das reuniões da EAAP nos anos de 1964 e 1987, ambos realizados em Lisboa. Volvidos todos estes anos, o congresso anual da EAAP regressou a Portugal com um programa diverso e ambicioso, preparado pelas diferentes Comissões da Federação. Com cerca de 1230 comunicações (768 apresentações orais e 459 sob forma de poster), 73 sessões científicas em paralelo, marcou pela positiva a Sessão Plenária, com mais de 1200 participantes, subordinada ao tema The Coexistence of Wildlife and Livestock. Este foi, sem dúvida, o maior fórum de discussão de Produção Animal a nível mundial em 2022.

Temas como as emissões provenientes da pecuária e as metas da COP26, a importância da pecuária na manutenção dos ecossistemas e da biodiversidade, a sua ligação com a vida selvagem e silvestre, numa perspetiva de uma só saúde, bem como soluções para enfrentar os desafios atuais e futuros, face à necessidade de alimentar uma população mundial crescente, na conjetura atual e na incerteza que a atualidade nos habitua, foram alguns dos temas abordados nas 73 sessões ao longo dos 4 dias de discussão.

Com a participação de mais de 1500 inscritos (58 nacionalidades distintas) entre investigadores, promotores da indústria e produtores, este congresso foi um marco no desenvolvimento da Produção Animal em Portugal e foi uma excelente oportunidade de promover a cidade do Porto, a produção animal e o País.

Para além do riquíssimo programa científico o EAAP 2022 levou a cabo momentos sociais inesquecíveis como a Noite Portuguesa, um típico arraial português, onde os mais de 710 participantes disfrutaram da excelente gastronomia portuguesa, música tradicional e folclore. O Jantar de Encerramento, que teve palco no emblemático Palácio da Bolsa e contou com a presença de cera de 450 participantes.

O congresso encerrou com quatro visitas técnicas: Horse Tour onde foram visitas a  Coudelaria Maia Correia, o Centro Clínico de Equinos do Vairão, o Centro Equestre do Vale do Lima e a Quinta Pedagógica de Pentieiros; Mountain Farming Systems Tour na Serra do Alvão com organização da Terra Maronesa; Insects and Extensive Cattle Systems Tour, tendo a honra de visitar a Entogreen e o Mouchão do Esfola Vacas; e a Dairy Systems Tour onde se teve o gosto de visitar a Lactogal, a Quinta do Sinal e a Soc. Agr. Grupo Fonseca & Pereira.

A organização é extremamente grata a todos os apoiantes e às mais de 40 instituições/empresas que patrocinaram o evento.