DOMATICA PROMOVE SISTEMAS DE FOG COMPUTING NO AQUATROPOLIS OPEN DAY

 

O próximo dia 25 de Maio - numa iniciativa conjunta entre o consórcio do projeto Aquatropolis e a Câmara Municipal de Ílhavo – O projeto Aquatropolis irá estar de portas abertas à comunidade, promovendo um conjunto de iniciativas de sensibilização e esclarecimento sobre a transformação digital no setor aquícola.

 

O projeto Aquatropolis, do qual a Domatica é parceira, destacou-se por ser a primeira iniciativa europeia que procura enquadrar o desenvolvimento sustentável do setor aquícola europeu no contexto do advento da Indústria 4.0. Pelo seu carácter inovador e pelos impactos que pretende para a sociedade, o Aquatropolis  foi um dos dez projetos escolhidos pelo Compete 2020 para representar Portugal na campanha «Europe in My Region» que tem por objetivo promover empresas e iniciativas que se destacam pelas boas práticas na utilização de sistemas de incentivo para a condução de atividades de I&D.

Nesse contexto, no dia 25 de maio, entre as 14:00 e as 17:00, o Aquatropolis irá promover uma sessão de esclarecimento composta por dois painéis temáticos que pretendem lançar a reflexão sobre o papel da transformação digital na construção de um sistema de produção aquícola europeu competitivo e sustentável.

Na qualidade de empresa que integra o consórcio, a Domatica levará o seu contributo abordando a importância da interoperabilidade dos sistemas e do fog computing como estratégias para a digitalização do setor da aquacultura.

Esta iniciativa conta com o apoio do Compete2020, Câmara Municipal de Ílhavo, das seis entidades parceiras do consórcio, da Universidade de Aveiro e da BLC3.

 

Sobre o Projeto

O projeto é promovido em consórcio formado pela ComptaDomaticaALGAplus, o Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, o Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley. O  consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um investimento elegível de 1 1.668.323 euros o que resultou num incentivo FEDER de 1.233.046 €.

Keywords#Compta #Domatica #ALGAplus #ESTM #IPL #IPTomar #TagusValley#EUinmyRegion #Compete2020 #Portugal2020 #Bluegrowth#Aquatropolis #Aquaculture #Aquacultura #Sustainability #Industry40 #Industria40 #CMIlhavo #CIEMAR